
Sobre nós

Quem somos
Inclusão por meio das artes? É isso que a PIPA - Pedagogia Inclusiva Pelas Artes - quer alcançar. Capitaneada por três artistas de Brasília —Melina Sales, Cirilo Quartim e Gabriel Reis — a PIPA tem como embrião a observação, por parte de Melina e Gabriel, do processo de aprendizagem da filha deles, Zilah, que tem síndrome de Down, de como as artes são um meio poderoso para a aquisição de diversos conhecimentos. Hoje, o projeto conta com aproximadamente 50 alunos, entre aulas coletivas e individuais e todos os professores são artistas, de portfólio acumulado ao longo dos anos em suas áreas de atuação: sejam discos gravados, exposições pela cidade ou espetáculos de teatro.
A PIPA é um projeto onde todos e todas, independentemente de suas características e habilidades, podem explorar e desenvolver seu potencial de forma acolhedor e adaptada para diferentes necessidades.
A arte, nesse contexto, se torna uma ferramenta poderosa de inclusão, permitindo que todos, independentemente de suas condições, possam aprender, criar e se expressar. Dessa forma, a proposta promove uma convivência rica e diversa, onde cada indivíduo é valorizado por suas particularidades e contribuições, fortalecendo a comunidade e a inclusão de todos.
Equipe PIPA

Melina Sales
-
Psicopedagoga
-
Arte-educadora
-
Bacharel em teatro

Cirilo Quartim
-
Artista visual
-
Arte-educador
-
Designer

Gabriel Reis
-
Músico
-
Professor de idiomas
-
Bacharel em direito